terça-feira, 30 de outubro de 2007

Sociologia

A sociologia foi proibida durante o estado novo.

Escola de massas: aquela onde estão representadas todas as classes e grupos sociais (diferente de escola massificada = aquela que tem mais alunos que espaço)

Antes do 25 de Abril: escola comercial e industrial E Liceu
Depois do 25 de Abril: Escola de massas


Nível: MACRO - organização escolar
MESO - escola
MICRO - sala de aula

Funções manifestas : legislação
Funções Latentes : prática

. Todo o acto social tem sempre uma intencionalidade e pode ter consequências não intencionais e não explícitas.

Características do profissionalismo docente:
- a perspectiva funcionalista

O professor é um profissional. Que critérios se utilizam para definir profissões, semi-profissões e ocupações.
Sendo o sociologia paradigmática, haverá diferentes leituras de profissionalidade, profissão e profissional.
A abordagem clássica sobre as profissões é funcionalista (é provocadora e didacticamente mais clara). Há outras perspectivas mas esta é a clássica, tradicional mas não se pode aceitar pacificamente. É necessário fazer uma crítica à própria teoria funcionalista.
Existem dois grandes paradigmas:
- do conflito (luta entre grupos divergentes)
- do consenso (a sociedade é o resultado de uma aspiração espontânea dos indivíduos para um consenso social)

A teoria marxista é representativa do paradigma do conflito (a história é o resultado de uma luta de classes). A teoria funcionalista é do consenso, valoriza a integração, a ordem social.
Os paradigmas - esquemas interpretativos - não coincidem com a realidade social que é híbrida.

A realidade social não é dicotómica, há mediações.

A primeira conclusão a que os autores funcionalistas tem chegado sobre as profissões é que elas se adquirem via uma longa escolaridade.

1. longa escolaridade
(mínimo licenciatura)

2. Saber especializado
tridimensional:
saber : domínio de uma especialidade científica
saber fazer: domínio de uma técnica de utilização
saber ser: o perfil de saber adequado ao exercício da actividade profissional

Funções da educação:

Saber: Função cultural (transmite um background)

Saber Fazer: Função produtiva d educação escolar (promove valores)
Função socializadora da educação escolar

Saber ser: Função personalizadora da educação escolar
Função igualizadora da educação escolar (transmissão do mínimo cultural comum)

Os saberes especializados apoiam-sae nas funções e nos níveis de ensino:

3. Controlo de admissão à profissão pelos próprios profissionais
Quem tem a palavra decisiva são os profissionais desse mesmo campo.

4. Associações profissionais ( sindicatos)

associações profissionais: código deontológico ou de ética; discussão e defesa dos interesses do cliente ( associações disciplinares).
sindicato: defesa dos interesses profissionais.

- ambos voluntários

Uma associação no sentido sociológico deveria ser voluntária com professores de todos os níveis de ensino (que se juntassem independentemente de hierarquias). O que existem são associações profissionais que defendem a lógica de algumas partes - A. P. Português, Química - e não associações do todo.
A associação deveria ter um organigrama achatado (as relações entre as pessoas são mais horizontais).
A ordem é uma organização profissional fortemente hierarquizada, sendo integrada pela élite de profissionais de um dado campo. (ex. Ordem dos médicos, dos advogados)- Os bastonários têm um vasto currículo e prestígio.
É fácil fazer a ponte entre uma elite profissional, social e política.

Ordem : organização que assume um papel de controlo social que em princípio caberia ao estado. (o estado é um conjunto de organismos)
estado: território delimitado
controlo sociológico

Max Weber define o estado como a entidade que tem o monopólio legítimo da violência.

Controlo social: a família transmite valores e a escola mostra um tipo de sociedade.

Pierre Bourdier : na escola, a relação pedagógica é uma violência simbólica.

O exercício do contrato social não é, em si, mau, o seu uso é que pode ser correcto ou incorrecto. A sociedade tem um certo número de grupos com desigual poder que "controlam o estado".
O estado é super e inter-classista (mas é permeável aos interesses dos grupos sociais).

O estado ao abrir mão de uma parte do "controlo social" para a Ordem reconhece-lhes mais estatuto social, mais prestígio.
A ordem exerce um controlo social (guardiã dos valores dominantes e interlocutora priviligiada ao nível do estado dado que fazem parte da mesma élite profissional, política e social).
ordem baseada numa hierarquia meritocrática.

5. Código deontológico
Conjunto de regras produzidas pelos próprios profissionais para profissionais. valores.

6. Autonomia profissional (colectiva e individual)
Capacidade de fazer escolhas racionais (susceptíveis de serem fundamentadas do ponto de vista científico e técnico) dentro de certos limites
A autonomia está limitada nas áreas profissionais partilhadas. O profissional nunca é independente. O profissional é autónomo.
Autonomia colectiva: Se um médico tem automomia é porque os médicos tem autonomia.

7. Identidade profissional
Identificação e realização pessoal na escolha da profissão.

Grupos de pertença (familia) ---- grupos de referência (que condicionam os nossos valores mas que podem estar longe geograficamente)

Inconsistência de status (sociologicamente) ou Dissonância cognitiva (psicologicamente): não identificação com a profissão, não faz aquilo que gosta, não coincide com os seus valores.

A obtenção de um status passa hoje pela escola (nunca foi tão criticada nem tão procurada).
Um individuo que vive em dissonância cognitiva ou muda o seu grupo de referência ou acomoda-se.

A identidade constrói-se através do reforço das semelhanças para dentro do grupo e simultaneamente através da afirmação das diferenças para fora.

8. Estatuto de carreira
Avaliação, promoção por mérito, formação contínua e abertura à inovação : forma e critérios de mudança na própria profissão.


Características das verdadeiras profissões (no modelo funcionalista) cujo modelo são as profissões liberais tradicionais do século passado.
A perspectiva funcionalista não é a única a analisar as profissões mas é a perspectiva dominante.
Perspectiva funcionalista: resultado da aquisição gradual de um conjunto de atributos.
Perspectiva interaccionista (interacionismo simbólico): utiliza como critério para definir uma profissão os significados que os individuos constroem e partilham sobre o que é uma profissão. Interacção das relações grupais . Simbólico porque o que interessa é o nível de significado. Valoriza-se a intersubjectividade.
Perspectiva histórica (perspectiva mais à esquerda): a profissão é um produto histórico. Para uma dada profissão ser entendida é necessário estudar a sua génese, a sua perspectiva diacrónica atendendo a constrangimentos sócio-económicos, politicos, culturais, etc. que contribuiram para a construção ou desconstrução de determinada profissão. Perspectiva crítica da perspectiva funcionalista.




1. Longa escolaridade
hoje caminha-se para que o mínimo exigido seja a licenciatura
2. Saber especializado
por vezes o estágio reduz este saber.
3. Controlo de acesso à profissão
é o Estado quem controla
4. Associações profissionais
depois do 25/4/75 fizeram-se associações disciplinares
5. Código deontológico
6. Autonomia profissoional
7. Identidade profissional
8. Estatutos de carreira

Se aplicássemos a grelha dos funcionalistas aos professores veríamos que ele é um semi profissional.

Autonomia profissional

O professor foi adquirindo uma certa autonomia profissional (possibilidade de aplicar conhecimentos científicos). No ensino secundário essa autonomia é quase impossível. O professor é um manuseador do programa. Um professor que ensine mal não é penalizado por isso ao passo que um engenheiro se fizer mal os cálculos é chamado à responsabilidade.
Poderá o professor copiar todas as características das profissões liberais?
Não. Temos que conhecer aquilo que os outros têm que nos interessa. Não vamos copiá-los.


Saber especializado

Profissão: grupo de pessoas que tem o monopólio de um certo saber científico.
Saber: relação do especialista - o que retém o saber - e o cliente (que é ignorante).

Saber especializado: monopólio do profissional- saber fechado (os clientes não deixarem o cliente ter acesso a esse saber)

Só somos profissionais abrindo mão de uma das bases fundamentais do poder = saber
Transmitir o conhecimento : papel do professor



Com o 25 - 4 - 75 houve uma mutação radical económica, politica e social

- democratização no ensino.
As ideologias dão um certo sentido às pessoas.
O sistema educativo servia de veículo de mobilidade social para a classe média.

.liceu
.escola comercial e industrial

Escola classista sem mobilidade e interacção. Esta estrutura dual foi considerada injusta porque induzia os filhos das classes mais desfavorecidas a tirar cursos mais curtos.


Igualdade de oportunidades

A fusão das duas escolas deu-se com o 25 de Abril (unificação do ensino).
Antes do 25 de Abril fazia-se a diferença entre trabalho manual e trabalho intelectual. Hoje continuam a prevalecer as disciplinas que vêm dos antigos liceus.
Criação da escola de massas aberta à frequência de todos os tipos sociais.
A estrutura curricular é a do liceu (licealização da escola de massas). Modelo único de excelência escolar (ex. bom aluno a português e matemática - sucesso em torno de algumas disciplinas).

Utopia, não de tido irrealizável, de reconhecer a pluralidade de excelências.
Individualismo possessivo, competição, meritocracia.

A politica educativa é contraditória e tem que continuar a sê-lo.
- modelo de excelência
- pluralidade de excelência

escola básica (obrigatória) de massas (9º ano) (tempo considerado mínimo para todo e qualquer cidadão)

Democratização da educação - quando este valor começa a vigorar fala-se de escolaridade básica
Educação básica e universal (obrigatória e gratuita)


quadro jurídico ---- práticas sociais

- No período revolucionário as práticas sociais estavam mais avançadas que o quadro jurídico. Hoje vivemos a experiência contrária.

igualdade de oportunidades / pluralidade de excelências: acesso / sucesso (dois indicadores que a escola obrigatória em Portugal está muito pouco desenvolvida )
B. Bernstein: professor exemplo acabado da classe média

Será possível falar de uma escola democrática em Portugal?

Lei de Bases do sistema educativo - "Constituição da educação"
A lei de bases do sistema educativo tem que ser compatível coma constituição da República . Lei democrática , pluralista, avançada (mais avançada no quadro jurídico-constitucional que as práticas)

Globalmente a escola básica está longe de ser democrática entendendo escola democrática como aquela que valoriza a pluralidade de excelências e a igualdade de oportunidades no acesso à no progresso. (os índices de insuceso escolar revelam que estamos longe de cumprir a igualdade de sucesso - todos serem capazes de mostrar o que podem fazer melhor).

Eticamente será sustentável mandar o aluno à escola para sustentar mais um estigma ou dois (rotulagem)? Como é que nas interacções sociais as pessoas se rotulam e quais as consequências dessa rotulagem (burro, estúpido...)?

Se o professor rotula, com sucesso, um aluno indisciplinado esperar-se-á que ele seja indisciplinado.


Comportamento divergente (ou desviante)

- para imputar a divergência é preciso que haja uma norma e que haja uma fuga à norma . É preciso ainda que essa fuga seja vísivel socialmente. O desvio em relação à norma tem que ter visibilidade social.

Estes comportamentos marcam a rotulagem de um índividuo.

Certos processos disciplinares podem ser considerados um processo de estigmatização, de rotulagem (muitas vezes o professor amplia o desvio)

Um processo disciplinar gera muitas vezes a possibilidade de um acto indisciplinar. (primeiro a fama, depois o proveito).

boa intenção (pedagógica) resultado desastroso (anti-pedagógico)

Um pobre, doente, canhoto é mais vulnerável que um rico, são e destro.

A escola acrescenta novos estigmas a crianças já estigmatizadas.

(in)sucesso interdependente da origem social. Esta explica o sucesso na escola básica mas com ao avançar no sistema escola desvaloriza-se a origem. Culturalmente na Universidade os estudantes são mais homogéneos e explicam os comportamentos sociais.

O estigma desvaloriza o indivíduo do ponto de vista pessoal.

Quando se fala de escola democrática não se pode falar só de currículo , práticas pedagógicas mas de outros indicadores como a estigmatização.


Será possível termos uma escola democrática?

O abandono escolar revela o não cumprimento dos desígnios básicos da escola básica (mais grave até que o não acesso à escola)

Funções do acto pedagógico: instrução
socialização
estimulação

Há tantos (in)sucessos quantas as finalidades da educação.
- normalmente só se valoriza a instrução.
Pode falar-se de (in)sucesso na socialização. Quando um aluno tem insucesso escolar (reprovando) tem insucesso na instrução.
Se um aluno, mesmo chumbando, continua na escola tem sucesso na socialização e estimulação. (diferenças de paradigma. Paradigma vigente in/sucesso académico)

O abandono escolar é o único indicador que pode sugerir o insucesso escolar geral) (mais importante que o índice de reprovações)


Mega: Internacional / estruturas supra-internacionais
Macro: estado - definição das políticas educaticas
Meso: escola (como organização completa)
Micro: sala de aula


A sala de aula deve ser compreendida como uma micro sociedade. Espaço onde podem estar representados os diferentes grupos sociais (alunos com diferentes culturas)-reconher a diversidade cultural na sala de aula que esmaqgam e impõe uma cultura sobre as outras. Existem, hoje, escolas que não são mono culturais (têm alunos ciganos, africanos, timorenses)

Do ponto de vista sociológico à culturas diferentes mas a escola tradicional não reconhece esta diversidade cultural (e não lida com ela)

A postura da escola, depois do 25 de Abril, continua a ser monocultural (apesar de já não ser monocultural) - valoriza os valores dominantes.

O currículo é "um arbitrário cultural " segundo Pierre Bourdier.


Há conhecimentos considerados inúteis e anti-sociais. Também há conhecimentos socialmente válidos que não estão no currículo por não serem "dignos " (passar na rua, cultura juvenil,...)

Os conhecimentos do currículo quando cruzados com os grupos sociais, são os do grupo social dominante.

o currículo também deve ser lido por parte do paradigma do conflito: o direito à diferença é fundamental.

Cada aluno transporta consigo um capital cultural que pode ou não conseguir rentabilizar. (alunos em continuidade ou descontinuidade cultural com a escola- estes têm que duplicar esforços para terem sucesso no interior da escola).
O professor não interage com todos os alunos do mesmo modo (feedback positivo parta uns e negativo para outros).

Um sociólogo vê a sala de aula como uma colmeia onde há milhares de interacções.

Microsociologia: o professor tanto pode ser um facilitador como mum obstáculo.

Bernstein: "A escola não pode compensar a sociedade"
- os professores tem em mãos decisões instrumentais (dizem respeito a meios) mas não decisões expresssivas (dizem respeito a fins)

- mesmo num modelo ainda experimental propõe-se que os órgãos directivos tome as decisões expressivas e os órgãos de gestão as decisões instrumentais.

O aluno enquanto menbro de uma determinada classe social, transporta consigo um determinado background. Está condicionado por factores macro e meso sociais.
Sala de aula micro-sociedade condicionada por ritmos de aprendizagem.

Pierre Bourdier ao estudar o comportamento de estudantes de diferentes grupos sociais constatam que a escola transforma as desigualdades sócio-económicas em desigualdades escolares.

input-output
Desigualdades sócio-económicas - manutenção das desigualdades
= teoria da reprodução

O tratamento igual de alunos diferentes acentua as diferenças (Bourdier)

(modelo altamente crítico da escola)

ed. bancária de Paulo Freire

- capital cultural

O aluno médio é o cliente ideal

O professor é o exemplo acabado da classe média. A escola permite adquirir um estatuto diferente do dos próprios pais.

A escola é um veiculo de mobilidade social, permitindo adquirir as condições essenciais para uma mobilidade social ascendente.

- tratar todos por igual é ser anti democrata
-um código deontológico deveria limitar o número de alunos

Não há profesores, existem grupos diferenciados de professores assim como existem grupos diferenciados de alunos.

A escola tem nos meios rurais um meio de desvitalização simbólica,. alterando os valores culturais.
disfunções.

O desígnio da escola básica é incluir o aluno

quantidade e qualidade das interacções (grelhas de observação)

(o professor têm interacções diferentes com diferentes grupos sociais)
Relações de Poder na sala de aula

8 comentários:

Anónimo disse...

if you guys unnerve to secure [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore repayment in carry clandestinely generic drugs.
you can take up a manifest itself up with drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the unrivalled [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

Make the animal with two backs casinos? probe this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] drive and horseplay online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also inspect our new [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] handle at http://freecasinogames2010.webs.com and overwhelm chief fortune !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] locate is www.ttittancasino.com , in the course of german gamblers, offshoot in loose online casino bonus.

Anónimo disse...

So I went ahead and splurged -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-Red%252di-with-Speakers.html]Fatman iTube Red i[/url] and I've gotta tell ya I am extremely pleased. I actually listened to one at a friend's house a few months back and just couldn't get that quality out of my head because it impressed the heck out of me. I searched online everywhere I could think of for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I phoned them first and asked a bunch of questions and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and made the purchase. Dispatch was fast. Everything was perfect. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they ship outside of Oz but you won't be sorry if they do.

Amazing sound...

Jonny

Anónimo disse...


[url=http://www.pakcerscheapjersey.com/packers-by-player-andrew-quarless-jersey-c-1_8.html][b]Andrew Quarless Jersey[/b][/url]
[url=http://www.pakcerscheapjersey.com/packers-by-player-alex-green-jersey-c-1_7.html][b]Alex Green Jersey[/b][/url]
[url=http://www.pakcerscheapjersey.com/packers-by-player-chris-campbell-jersey-c-1_22.html][b]Chris Campbell Jersey[/b][/url]

Anónimo disse...


[url=http://wiki.viniciuswerneck.com/index.php?title=Effective-Strategie-That-Is-Supporting-All-Cheap-NHL-Jerseys-Fans][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://community.babycenter.com/journal/mindstreet09/8705590/all_new_sac_longchamp_e-book_explains_ideas_on_how_to_rule_the_sac_longchamp_arena][b]sac longchamp pas cher[/b][/url]
[url=http://www.mydish.co.uk/profile/][b]sac longchamp pas cher[/b][/url]
[url=http://del.icio.us/post][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://tedxacequiamadre.com/activity/p/86881/][b]michael kors outlet[/b][/url]

Anónimo disse...

top [url=http://freeonlinecasinoreviews.co.uk/]slots[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino online[/url] manumitted no set aside bonus at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino
[/url].

Anónimo disse...

kfjqvrmpq www.louisvuittononlineshoes.com bwaxnlqpq [url=http://www.louisvuittononlineshoes.com]louis vuitton bags on sale[/url] ammvxdfcw
aehsqjzac www.louisvuittononsaleshoes.com ppviyolgz [url=http://www.louisvuittononsaleshoes.com]louis vuitton bag[/url] tsvgjvbid
ulvpqcrin www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com dzyfepmuk [url=http://www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com]louis vuitton purses on sale[/url] slmssozqd
qtavdxncn www.louisvuittonluggageonline.com qvmtnvrel [url=http://www.louisvuittonluggageonline.com]cheap louis vuitton handbags[/url] lncdxdmmf
dutdgvwqd www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com hrzqozldh [url=http://www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com]louis vuitton handbags uk[/url] bhmrcjtkt

Anónimo disse...

The company provides one particular distinct [url=http://nhommuagiatot.com/thoi-trang.html]hotdeal gia re[/url] for every day in each of the marketplaces it serves. The Groupon performs as an assurance settlement using ThePoint's platform: if a specific range of people indicator up for the provide, then the offer gets to be accessible to all if the predetermined bare minimum is not happy, no a single receives the deal that functioning working day. This decreases risk for retailers, who can manage the coupon codes as amount low cost rates as appropriately as revenue promoting instruments. Groupon can make money by retaining around fifty percent the money the buyer pays for the coupon.

For instance, an $eighty massage could be acquired by the shopper for $40 by way of Groupon, and then Groupon and the retailer would split up the $40. That is, the retailer delivers a massage valued at $eighty and receives about $twenty from Groupon for it (beneath a fifty%/fifty% split up). Or, if $240 genuinely value of property painting suppliers is obtained by the purchaser for $50 by way of Groupon, then the organization gets $twenty five and Groupon retains $twenty five. The client will get the massage, or the property portray assistance, in these illustrations, from the retailer for which they at first compensated $forty (or $50) to Groupon. There are specified companies to which Groupon to start with did not offer you its companies, this sort of as getting photos ranges and strip golf equipment even so, capturing ranges have been featured on Groupon.

As opposed to categorized promoting, the service provider does not devote any upfront value to get component: Groupon collects individualized information from prepared consumers and then contacts only people clients, primarily by each day e mail, who may potentially maybe be fascinated in a certain solution or help.

Groupon employs a big range of copywriters who draft descriptions for the bargains highlighted by e-mail and on the world wide web internet site. Groupon's marketing textual material for the 'deals' has been witnessed as a contributing element to the popularity of the net website, that contains a unique mix of total basic fact-analyzing and witty humor.

Owing to Groupon's market place location currently getting mainly composed of woman clients, the gives are often concentrated on the properly currently being, health and fitness and attractiveness markets.

There are prospective troubles with the business product. For occasion, a successful supply could quickly swamp a little firm with also quite a few customers, jeopardizing a possibility that consumers will be dissatisfied, or that there will not be ample item to satisfy the need to have. Gap, a big clothes retailer, was in a position to offer with 445,000 coupon codes in a countrywide supply (even although it experienced server troubles at a single point), but a scaled-down organization could expand to be out of the blue flooded with consumers. A single espresso store in Portland, Oregon struggled with an increase in customers for 3 months, when it presented shut to a single,000 Groupons on the one working day it was offered, in accordance to a single report. In reaction to equal difficulties, Groupon officials problem that 'deal' subscriptions ought to be capped in progress to a wise selection.

Read More: [url=http://dentravel.info/nhung-cau-chuyen-thuc-te-ve-viec-tim-mua-hang-dien-tu-gia-re-o-cac-web-mua-hang-theo-nhon/]mua hang gia re[/url]