terça-feira, 30 de outubro de 2007

Estatistica (T)- Investigação Qualitativa

A investigação qualitativa (resenha histórica)

Origem:

. Finais do século XIX/início do século XX - Problemas sociais/denúncia das condições de vida das classes trabalhadoras/mudanças sociais - Perspectiva multidisciplinar

. Primeiros estudos antropológicos - Antropologia Interpretativa


Escola de Chicago

. Interacção social (teoria)

. Estudo de caso (método)

. Ênfase na interacção entre o contexto social e as biografias


Reactivação da Sociologia Tradicional (anos 30-50)

. Volta a ter grande ênfase a investigação numa linha positivista, basicamente apoiada no uso da estatística. Hiato da investigação qualitativa.

. São excepções:

Sociology of Teaching (1932) de Willard Waller, que se baseia em entrevistas em profundidade, histórias de vida, observação participante, registos de casos, diários, cartas.
Faz uma descrição do mundo social dos professores e dos alunos.


Contributos no âmbito da investigação (Anos 50)

. A nível metodológico: generalização do uso da técnica da entrevista; surge a entrevista não-directiva (Carl Rogers).

. Desenvolve-se o importante estudo de Becker (1961) Boys in White, que estuda as perspectivas dos estudantes universitários de medicina relativamente à escola. Publica também em 1953 um estudo sobre as características das carreiras dos professores e perspectivas relativamente ao trabalho.

Reactivação dos estudos qualitativos (anos 60)

. Interesse particular pela educação das minorias e por dar a palavra aos discriminados.

. Retoma do interesse pelos métodos etnográficos para compreender essa problemática.

. Publicam-se livros muito importantes no campo metodológico, como: The Discovery of Grounded Theory (1967) Glaser e Strauss

A abordagem qualitativa representava na época a ascensão do espírito democrático!

Os antópólogos voltam-se para o estudo das comunidades dos seus países.

A Sociologia deixa de ser dominada pela teoria estrutural funcional e volta-se para os estudos fenomenológicos ou de interacção simbólica.


Expansão – anos 70

. Grande diversidade de metodologias

. Grande diversidade de temáticas

. Grande diversidade de estilos


Anos 80 e 90

. Aumentam substancialmente as publicações sobre a investigação qualitativa; publica-se o International Journal fo Qualitative Studies in Education

. Contributo da evolução dos computadores para a recolha e análise de dados qualitativos

. Aumenta o interesse pelas emoções e sentimentos das pessoas, pelos papéis psico-sociais e a construção do mundo

. Influência do pensamento pós-modernista.

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